Estudos sugerem que tecnologias podem prejudicar crianças no futuro

Revista Galileu

Uma sondagem feita pela organização norte-americana Pew Reseach Center revelou que especialistas em tecnologia e em educação têm opinião dividia quando o assunto é futuro conectado. Depois de ouvir mais de mil profissionais, entre professores, consultores e executivos relacionados à internet, os resultados mostraram que 45% das pessoas acreditavam que a tecnologia impactaria negativamente uma criança no futuro.

Para os que acharam que o efeito seria positivo (55%), a principal causa apontada foi a substituição de memorização. “Essa menor necessidade de memorizar coisas é o maior benefício para a sociedade desde a alfabetização”, acredita o pesquisador Paul Jones, da Universidade da Carolina do Norte.

Porém, para os que acreditam nos danos a longo prazo, a tecnologia deixará o cérebro de crianças muito mais preguiçoso. “As interações rápidas que a internet permite resultará em dificuldade de atenção e de foco. No futuro, nós provavelmente teremos uma estagnação em áreas como literatura e em desenvolvimento social”, disse Alvaro Rentana, executivo da HP.

O professor Paul Gardner-Stephen, da Universidade de Flinders, acredita que o maior impacto negativo resulta da possibilidade de controle sobre aqueles que dependem da tecnologia. Para o estudioso, as pessoas se tornarão tão dependentes da internet a ponto de somente conduzir suas vidas e resolver problemas profissionais e cívicos com a ajuda dela. Assim, o poder centralizado que puder controlar a internet, conseguirá controlar as futuras gerações.

O chefes e empregados das gigantes do Silício, como Google, Apple, Yahoo e eBay, têm cada vez mais matriculado seus filhos em escolas que proíbem o uso de computadores, celulares e qualquer outra tecnologia portável. A pesquisa ainda não conta com resultados conclusivos sobre o assunto, mas continuará sendo aprofundada. Esta foi a 5 sondagem feita pela Pew Reseach Center de uma série que tenta analisar o futuro da internet e da sociedade.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: