Apenas 30% do esgoto recebe tratamento no Brasil

Pastoral da Criança

Mais da metade da população brasileira não conta com serviços de coleta de esgoto sanitário. E do total do esgoto coletado, apenas 30% recebe tratamento adequado. O Dia Mundial da Água – 22 de março – deve servir para alertar e mobilizar a sociedade sobre a importância da universalização do saneamento básico no país, defende Clóvis Boufleur, gestor de relações institucionais da Pastoral da Criança.

A falta de acesso à água potável e a saneamento adequado causa no mundo 1,6 milhão de mortes ao ano, a maioria delas entre crianças com menos de cinco anos, segundo dados divulgados pelo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas.

O acesso ao saneamento básico está entre os fatores que podem influenciar a redução do índice de mortalidade na infância nas regiões mais pobres do país, diz Clóvis.

Estudo promovido pelo Instituto Trata Brasil revela que as diarréias respondem por mais de 50% das doenças relacionadas a saneamento básico inadequado, sendo responsáveis também por mais da metade dos gastos com este tipo de enfermidade. O estudo confirma ainda a associação entre saneamento básico precário, pobreza e índices por internações por diarréias.

O saneamento básico – abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e lixo – ganhou prioridade na agenda do governo federal com o lançamento do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento). Com essa perspectiva, os municípios estão obrigados a fazer planos para pleitear recursos para construir seus sistemas de saneamento.

Por isso, diz Clóvis, a par das ações para incentivar o cuidado com o meio ambiente, a Pastoral da Criança motiva suas comunidades para fazer o controle social das obras de saneamento e dos serviços existentes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: