Saiba evitar problemas que fazem o carro parar ‘do nada’

Autoesporte (com adaptações)

Carro quando quebra ‘do nada’ e, para piorar, no meio da rua, é um apuro tanto para quem dirige quanto para quem enfrenta o trânsito causado por ele. O Sindicato da Indústria da Reparação de Veículos (Sindirepa) levantou os principais causadores de paradas indesejadas: sistema de arrefecimento, pane elétrica, embreagem desgastada e deficiência de lubrificação no motor. E a única forma de evitar esse contratempo é a manutenção preventiva. Para isso, é preciso que o motorista esteja atento aos “sintomas” do automóvel e ao modo como dirige.

Embreagem

O primeiro problema e o que menos preocupa o condutor é a embreagem. O tempo de uso em trânsito pesado pode desgastar prematuramente o sistema. O principal motivo de desgaste, no entanto, é o mau uso, como pegar rampas com o carro frio, não pisar fundo na embreagem ao trocar as marchas e dirigir sem tirar o pé do pedal. “Quando a embreagem está desgastada, o carro começa a patinar, não sai do lugar em ladeiras ou para completamente”, alerta diretor do Sindirepa, César Samos. A única solução é trocar todo o sistema, diz ele.

Arrefecimento

No mesmo conjunto transmissão-motor, outro problema comum, especialmente em carros mais antigos, é o “motor superaquecido”. Isso acontece quando o nível do líquido de arrefecimento está muito baixo ou se é usada água comum no sistema. Para evitar o temido “motor fundido”, o ideal é trocar o líquido conforme estabelecido no manual do veículo. Além disso, é preciso tomar cuidado com o aditivo que irá colocar.

“Tem de ser um produto adequado. No mercado você encontra aditivos que vão de R$ 3 a R$ 30. O que muda? Alguns não atendem às normas técnicas de formulação, chegando a ser água com corante. Então, desconfie de preços muito baratos”, ressalta o diretor. O líquido de arrefecimento é água destilada misturada a anticongelantes e antioxidantes e a sua troca deve ser feita somente em uma oficina.

Lubrificação do motor

A deficiência de lubrificação do motor é outra causa comum de panes. O diretor da Associação dos Engenheiros Automotivos (AEA), Marcos Vinícius Aguiar, destaca que, geralmente, óleo errado e demora na troca do filtro são os dois fatores que mais prejudicam o propulsor.

“O óleo limpa e lubrifica o motor. Se não trocar o óleo, isso pode criar uma borra, que vai entupir a tubulação por onde passa. A falta de óleo em algumas partes faz com que aumente a temperatura do motor, prejudicando a combustão. Dá para perder o motor por ausência de troca ou óleo errado”, explica. Para saber qual é o lubrificante correto, basta seguir as indicações especificadas no manual do carro.

Pane elétrica

A pane elétrica é causada pela falta de manutenção de bateria e do alternador ou pela sobrecarga do sistema, causada por equipamentos eletrônicos colocados fora do projeto da montadora, como alarmes, câmeras de ré, vidros e travas elétricas. O sintoma mais comum do problema é a dificuldade para ligar o carro, mas o mau funcionamento de rádio, travas e vidros elétricos e alarme também são indícios de pane.

Para evitá-la, o conselho é não instalar equipamentos que não sejam de série. E, caso o problema já aconteça, a saída é tirar os equipamentos que sobrecarregam o sistema elétrico ou que foram instalados de forma errada. Se esse não for o caso, será preciso trocar a bateria ou/e o alternador.

 

 

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