Chorar faz bem à saúde e alivia a alma

Alessandra Bernardo

De alegria, tristeza, saudade, emoção, raiva, frustração. Não importa o tipo, chorar faz muito bem à saúde. Lava a alma, limpa os olhos e alivia o coração, diminuindo os riscos de se desenvolver uma doença cardiovascular, como o infarto ou algum tipo de câncer. Chorar faz muito bem à saúde porque faz com que a pessoa extravase as emoções boas ou ruins do dia-a-dia, ocasionados por grande alegria, sofrimentos, perdas ou raivas e que podem causar intensos prejuízos ao organismo humano.

É também uma das formas de se evitar grandes e irreversíveis conseqüências para a vida, incluindo a morte. É a melhor válvula de escape para qualquer emoção intensa e que nos sobrecarrega, tanto é que, quando começamos a chorar, as emoções são libertadas como se estivessem fechadas numa panela de pressão. Isso acontece porque o nosso organismo libera adrenalina, um hormônio que segregamos em situações de estresse, e noradrenalina, que atua como neurotransmissor e tem um efeito contrário ao da adrenalina. Ao eliminá-los, temos a sensação de desafogo e de tranqüilidade, que muitas vezes acarreta sonolência.

Apesar de chorar ser um momento de alívio e extravasamento de emoções do cotidiano, é preciso analisar com cuidado os seus motivos, para não passar a vida inteira chorando, principalmente se este for causado por tristezas, frustrações ou irritações. Segundo a psicóloga Denise Pereira, nestes casos, é necessário estabelecer limites entre o choro saudável, que proporciona leveza a alma e ao coração, e o choro repetitivo e sem fim, que não favorece em nada o organismo humano.

“É um momento de desabafo sim, mas que não deve ser prolongado demais, porque pode ocorrer justamente o contrário do que ele se propõe, que é trazer alívio e tranqüilidade. Aí, o que pode acontecer é a pessoa ficar deprimida, sem estímulo e forças para lutar contra a situação que a reprime tanto. É preciso delimitar os motivos do choro e traçar uma estratégia de ações e atitudes que possam fazer com que a pessoa retome sua rotina, vencendo as etapas difíceis da vida”, explicou Denise Pereira.

 

Anúncios

One response to this post.

  1. Posted by julia on 21/12/2012 at 23:17

    adorei saber que faz bem a saude e a celula lacrimal.
    e ajuda que nossos hormonios se desenvolva mais rapido gerando o nosso crecimento
    a verdade e que chorar e muito bom pois nos ajuda a combater varias doencas

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: