Dicas para quem pensa em parar de fumar

IG

O tabagismo é a primeira causa de morte evitável no mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o cigarro mata anualmente quase seis milhões de pessoas em todo o planeta – dessas, 600 mil são fumantes passivos. No Brasil, a indústria do cigarro movimenta R$ 16 bilhões e o País já é o 2º maior produtor de tabaco e o maior exportador do mundo. Atualmente, 15% da população brasileira é fumante, conforme pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), do Ministério da Saúde (veja o mapa do fumo no Brasil).

A fumaça do cigarro é composta por mais de quatro mil substâncias, sendo que pelo menos 50 delas são comprovadamente cancerígenas. A relação direta entre fumo e câncer de pulmão já foi bem estabelecida pela ciência, mas pesquisas recentes vêm mostrando que o tabagismo está relacionado aos mais diversos tipos de câncer, além de doenças cardiovasculares e pulmonares.

Como em todo vício, parar de fumar exige vontade e disciplina. A maioria dos fumantes que para de fumar sofre mais de uma recaída ao longo do processo. Se isso já aconteceu com você, tente de novo.

O importante é não desistir nunca, mesmo que deixar de fumar pareça uma tarefa impossível. Até mesmo quem já teve, ou está se tratando de um câncer relacionado ao fumo deve seguir tentando parar, pois a cessação do tabagismo nesses casos melhora muito o prognóstico.

Dicas do INCA

Se você está pensando em parar de fumar, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) oferece dicas fundamentais para isso:

– Marque um dia para parar. Que tal hoje? Se isso não funcionar, reduza o número de cigarros fumados por dia e passe a fumar um a menos a cada dia
 Adie o primeiro cigarro do dia o quanto aguentar e tente aumentar diariamente esse tempo sem fumar
 Esqueça os cigarros de baixo teor, isso é seguir fumando
 Nas primeiras semanas, fuja de atividades e lugares que lembrem o cigarro (como o happy-hour no barzinho)
 Evite café, refrigerantes e principalmente bebidas alcoólicas
– Beba muita água (isso ajuda a reduzir a vontade de fumar)

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One response to this post.

  1. Posted by Jon on 20/12/2012 at 18:20

    Olá,

    Gostei muito deste post. Parabéns!

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