Receita da quarta: Pamonha

Alessandra Bernardo

Um dos pratos típicos mais solicitados nas festas juninas, a pamonha é fácil de fazer e, ao contrário do que muitos falam, não é tão trabalhosa assim. Você pode fazê-la com leite de coco ou de vaca, de acordo com o seu gosto. E o mais importante, para não quebrar o clima junino, ela deve ser cozida e servida dentro de saquinhos feitos com a palha do milho. Então, vamos deixar de conversa fiada e mãos à obra…

Ingredientes:

10 espigas de milho verde
300 ml de leite de coco
200 g de açúcar
Uma colher de sopa de manteiga
Sal a gosto

Modo de preparo:

Limpe as espigas e reserve as palhas. Em um ralador, rale as espigas de milho, coe o milho ralado com o leite de coco (se preferir, corte os grãos do milho rente à espiga e passe tudo no liquidificador). Passe a massa para um recipiente fundo e acrescente açúcar e coloque sal a gosto, mexendo sempre. Se preferir, pode acrescentar meia lata de leite condensado.

Encha as palhas amarradas e cozidas e amarre a ponta com o amarrado de palha do milho. Em uma panela grande com água fervente e fogo baixo, coloque as pamonhas costuradas para cozinhar por até 1h30. Para saber se está no ponto, aperte as espigas com um garfo para sentir se está no ponto

 Montagem:

Montar a pamonha na palha é muito simples – Pegue uma palha, junte as laterais para formar um cone e com uma linha e agulha, costure a lateral toda. Faça isso com todas as palhas. Em uma panela com água fervente, cozinhe-as por 5 minutos até que fiquem moles. Estão prontas para serem preenchidas pela massa de milho. Depois, é só amarrar com fios largos de palha de milho ou linha de costura, com um nó bem firme, para evitar vazamentos.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: